• Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • c-facebook
Disfunção temporomandibular (DTM), é um termo coletivo que engloba um largo espectro de problemas clínicos articulares e musculares  na área orofacial.
Estas disfunções são caracterizadas principalmente por dor, sons na articulação, e função irregular ou limitada da mandíbula.
Carlsson et al., 2008
ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)
 
A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação da mandíbula com o crânio, especificamente a cabeça da mandíbula com o osso temporal.
Um conjunto heterogêneo de órgãos e tecidos, os quais devem atuar integrados e harmonicamente, de tal maneira que seus envolvimentos fisiológicos e patológicos são absolutamente interdependentes participando da mastigação, deglutição, respiração, fonação e postura. (Behsnilian, 1974).
 
DTM
 
Descrita pela primeira vez pelo médico otorrinolaringologista americano James Costen em 1934, atribuía à perda precoce de dentes e seus efeitos, uma série de distúrbios na área orofacial. Apesar de hoje sabermos, à luz da "ciência baseada em evidência", que pouco daquilo descrito corresponde à realidade, constituiu o marco inicial dos estudos na área.
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é a especialidade que tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas. 
É uma especialidade relativamente nova, tendo sido reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2002. Sendo assim, é natural que ainda seja pouco conhecida por grande parte da população.  
Não é raro que pacientes acometidos pela Disfunção Temporomandibular e/ou Dor Orofacial (DTM e DOF) tenham se consultado com profissionais de diversas áreas da saúde sem alcançar êxito no tratamento administrado.
Por esse motivo, é extremamente recomendável que a partir da constatação de sintomas que podem significar uma DTM/DOF, um profissional capacitado ou especialista nessa área seja consultado.
 

SINAIS E SINTOMAS

 

Dentre os sinais e sintomas mais frequentes temos:​​

  • Dores na musculatura, face, cabeça e articulação;
  • Sons articulares: estalos, crepitação etc;
  • Sintomas otológicos, como dores de ouvido, zumbido etc;
  • ​Dificuldade em abrir ou fechar a boca, podendo até mesmo ocorrer o travamento da mandíbula.